Rede de Bibliotecas de Braga -

Outubro | Maria Teresa Portal Oliveira

“as letras e as imagens definem, para mim, as histórias que hão de vir. Nutro-as depois de as arrancar dos meus sonhos”.

Biografia 

 

Maria Teresa Portal Oliveira nasceu a 5/7/1955 em Paranhos, Porto. Cursou Filologia Germânica, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e lecionou o 9º grupo, em 77/78, no Liceu Nacional de Guimarães e os 2.º e 3.º ciclos durante 42 anos, os últimos 35 na EB2,3 e Caldas das Taipas, onde habita. Está aposentada. Criou «O Pequeno Jornalista», o jornal escolar que ganhou os 2.º e 3.º lugares no Conc. de Jornais Escolares em 92/93 e 95/96, mantendo-o 30 anos até se aposentar. Deu aulas de Jornalismo, no Clube de Jornalismo, e depois na Oficina de Jornalismo e Escrita Criativa. Esteve na gestão da escola/ agrupamento de escolas durante 25 anos, nomeadamente como vice-presidente e subdiretora, tendo recebido um louvor no Diário da República. Como cronista, escreveu para o jornal regional O Povo de Guimarães e escreve para O Reflexo, o jornal da vila de Caldas das Taipas.

Quer agora dedicar-se à carreira de escritora/poetisa que deixou na gaveta enquanto decorria a primeira profissão. Muitos dos seus contos estão publicados no Jornal Escolar e foi lê-los a escolas do agrupamento, nomeadamente ao Jardim de Infância do Pinheiral.

Embora o seu público seja mais juvenil, muitas das suas histórias são adoradas pelas crianças do pré e do 1.º ciclo.

 

Livro: “Os Segredos da Aldeia da Meia Lua”

 

SINOPSE

 

A aventura começa com os quatro a conhecerem a EB23 que vão frequentar. No dia da apresentação, conhecem o DT e professor de EVT, José Alverto H. Ribeiro, mais conhecido por Beto, meio cigano e arquiteto.

Todos os professores têm alcunhas; Gipsy Indian (acompanhou o Beto desde a faculdade); a Bruxa Sabichona, professora de Português e de Estudo, dirige o Gabinete do Apoio ao Aluno e não só, pelo que também é conhecida por Bruxa Sabichona/ Bruxa Psicóloga. a Miss Cup, o Sapinho, o Franguinho, a Miss Pílulas… Um professor, o Untuoso, vai ser o rastilho para tudo incendiar. É preso, mas consegue fugir.

O renascimento do neonazismo surge em força na aldeia, onde se encontraram arcas com bens de ju deus na 1.ª aventura, em casa da Isabel, a herdeira da Casa Abandonada. Todos acabam por estar enredados, de uma forma ou de outra, nos mistérios que existem na aldeia.

Como e porque é que o Luís é quase raptado na Festa de Natal da escola e acaba raptado no fim? Qual será o desfecho? Qual é o papel do Ti Jaquim no enredo? E a tribo dos ciganos? E porque é que a Ana Luísa, a Isabel, o Beto, o Ti Jaquim e o próprio Manolo Hernan dez, chefe da tribo e pai adotivo do Beto, são alvos a abater?

 

 

Temas: Adolescência e vida escolar; Diversidade cultural e inclusão; Amizade e solidariedade; Coragem e justiça.

 

Autor do Mês | Maria Teresa Portal Oliveira

 

“as letras e as imagens definem, para mim, as histórias que hão de vir. Nutro-as depois de as arrancar dos meus sonhos”. 

 

Fonte: O Segredo da Aldeia da Meia Lua.