Rede de Bibliotecas de Braga -
Outubro | Agustina Bessa-Luís
A escritora que desafiou o convencional e conquistou a literatura portuguesa
Em outubro trazemos uma das personalidades mais marcantes da literatura nacional: Agustina Bessa-Luís!
Uma figura notável que se destacou como uma escritora de exceção, o seu forte caráter e determinação colocaram-na à frente do seu tempo. A sua escrita transcendeu as fronteiras da narrativa convencional, explorando temas como a memória, a repetição e o poder e criando personagens complexas.
Agustina nasceu em Vila Meã, Amarante, a 15 de outubro de 1922. Logo de início, ela mostrou que não seria uma escritora comum. Ela não esperou que o amor batesse à porta; em vez disso, colocou um anúncio no jornal à procura de um homem culto. E funcionou! Ela conheceu Alberto Luís, que não só se tornou o seu marido, mas também o datilógrafo dos seus manuscritos. A ousadia de Agustina não parou por aí. Ela trocou cartas com escritores famosos, como Miguel Torga, e até ameaçou partir as janelas dele! No entanto, acabaram por se tornar amigos.
Uma das suas obras mais famosas é "A Sibila", que nos leva a uma viagem fascinante pela vida de uma família no Norte de Portugal. Outras obras célebres são “Fanny Owen” e “Vale Abraão”. Agustina também teve uma parceria tumultuosa com o cineasta Manoel de Oliveira, que adaptou várias das suas obras para o cinema tal como “As Terras do Risco” (adaptado para O Convento).
Foram mais de 50 títulos, entre romances, contos, biografia, peças de teatro, ensaios, livros de infância e de memórias. Uma vasta obra onde todos reconhecem o extraordinário domínio da língua, o pensamento ousado e um estilo inconfundível.
Agustina Bessa-Luís recebeu vários prémios literários, como por exemplo: o Prémio D. Dinis (por O Mosteiro), os dois Grandes Prémios de Romance e Novela APE/DGLB (por Os Meninos de Ouro e Jóia de Família). Na grande lista está incluído o Prémio Camões, em 2004, o que a torna uma das maiores na literatura lusófona. E em 2005 recebeu ainda o Prémio de Literatura do Festival Grinzane de Cinema de Turim.
As suas obras estão disponíveis para consulta e requisição nas bibliotecas da RBBraga. É a oportunidade perfeita para explorar a escrita singular desta autora.