Rede de Bibliotecas de Braga -
Março | Evandro Renan (Ilustrador)

“As sementes carregam esperança e é isso que ela lança, pouco a pouco”
Biografia
Evandro Renan é formado em Belas-Artes e realizou o mestrado em Ilustração. Atua como ilustrador freelancer para diversos clientes e é autor do projeto Rabiscodelia. Desenvolve o seu trabalho utilizando a aguarela e a tinta-da-china como meios de expressão, explorando o potencial dessas técnicas em busca de diferentes registos. Publicou projetos autorais no campo do álbum ilustrado e, após curtas contribuições em fanzines, Tempo é a sua primeira viagem longa pela banda desenhada. Obteve os prémios Coca de Monção (2022) e Aveiro Jovem Criador na categoria Ilustração (2021).
Livro “Semear”, de Pedro Seromenho e Evandro Renan, Paleta de Letras, 2024.
SINOPSE
“Antes do amanhã nascer, houve alguém que o semeou. Criou um jardim, que é a mais ínfima partícula que conseguimos amar. Pode morar numa flor, numa trincheira, num cemitério ou numa escola! Nem sempre respeitamos a Natureza, mas esta jamais desistirá de nós. Por vezes seguimos caminhos distintos, mas no final tudo se conjugará.”
Enquanto as aguarelas de Evandro Renan criam uma atmosfera de natureza pura com um planeta que floresce, estremece, incendeia e renova no seu ciclo de vida, as palavras de Pedro Seromenho traduzem o ‘habitat’ antagónico, em pleno conflito com as imagens, descrevendo uma urbe acelerada e sufocante, onde impera o Homem no seu pior. As duas narrativas, textual e visual, chocam, roçam e colidem entre si, mas no final acabam por se conjugar numa mensagem única. Nasce assim um livro que é um autêntico jardim, levando o leitor a refletir e a questionar-se sobre o que ainda poderá fazer por este mundo.
Temas: Natureza; Ecologia; Ambiente; Proteção; Biodiversidade.
“As sementes carregam esperança e é isso que ela lança, pouco a pouco”
Fonte: https://www.publico.pt/2024/11/16/impar/noticia/sementes-transportam-esperanca-2112126