Rede de Bibliotecas de Braga -

Fevereiro | Raquel Costa

“25 mulheres que ajudam a refletir sobre a condição e emancipação feminina.”

Biografia

 

Raquel Costa é artista visual e ilustradora. Nasceu no Porto, formou-se em Artes Plásticas – Escultura e é mestre em Ensino de Artes Visuais. Atualmente, leciona na Escola Superior de Design, do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave.

Participa com regularidade em exposições a solo e coletivas, em Portugal e no estrangeiro. Dirige oficinas de ilustração e realiza sessões de desenho ao vivo.

É cofundadora do Little Black Spot Creative Studio, onde trabalha em ilustração e design de comunicação, para os mercados editorial e publicitário.

Conta já com diversos livros infantojuvenis ilustrados, para várias editoras nacionais, entre eles o livro NOA, com texto de Susana Cardoso Ferreira – vencedor do prémio Bissaya Barreto –, editado pela Oficina do Livro/Leya.

 

Livro “25 Mulheres”, de Raquel Costa, Oficina do Livro, abril de 2024.

 

SINOPSE

No ano da comemoração dos 50 anos do 25 de Abril, somos convidados a conhecer as histórias de 25 Mulheres, contadas pela sua voz.

Esta viagem à sociedade portuguesa do início dos anos 70, espelha as contradições da condição feminina, com as quais ainda nos debatemos hoje, meio século depois. O que mudou? Como mudou? Como nos víamos na altura? Como nos vemos agora?

Isolar 25 histórias é tarefa ingrata, mas fica a esperança de que as selecionadas possam representar, de forma digna, a gloriosa diversidade da existência no feminino.

Acima de tudo, fica o desejo de que este livro favoreça a curiosidade e o diálogo, quer pelo aprofundamento das raízes históricas dos relatos aqui narrados, quer pela indagação do significado contemporâneo do ser mulher.

Tal como o caminho para a liberdade, este é um livro em permanente construção.