Rede de Bibliotecas de Braga -

Dezembro | Sebastião Peixoto

“O mundo mágico de Sebastião Peixoto”

Biografia

 

Sebastião Peixoto é natural de Braga, Licenciado em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes do Porto. Trabalha como ilustrador freelancer, colaborando com várias editoras como a Planeta, Leya, Porto Editora e La Fragatina. Já publicou trabalhos em vários Fanzines, revistas e Jornais, e participa, regularmente, em exposições colectivas de pintura e ilustração em Portugal e no Estrangeiro. Em 2012, o livro que ilustrou, ”Quando eu for…grande”, foi nomeado como melhor livro infanto-juvenil pela Sociedade Portuguesa de Autores, e editado na Colômbia e na China. Em 2014 venceu uma menção Honrosa no 7º Encontro Internacional de Ilustração de S. João da Madeira. Em 2016 foi selecionado para o Catálogo Ibero Americano de Ilustração, e em 2017 ganhou um Gold Award na THESIF (The Seoul Illustration Fair). Em 2021, foi distinguido com um Merit Award pela 3×3, The Magazine of Contemporary Illustration, e venceu o Grande Prémio da 3º Bienal de Ilustração de Guimarães.

 

Livro “Gaspar, com os pés bem assentes na lua”, de Rita Taborda Duarte, ilustração de Sebastião Peixoto, Editorial Caminho, setembro de 2024.

 

SINOPSE

 

Da janela do seu quarto, o Gaspar tinha vista direta para a Lua, mas o rapaz bem sabia as trapaças escondidas sob aquela luz traiçoosa e mentireira, aldrabida e fingidona. A Lua é uma feiticeira perigosa, muito antiga, muito sábia — por isso sempre foi tão amiga das corujas. Por manhas que só ela conhece, sabe bem como aprisionar a cabeça das crianças deixando-as, aluadas e lunáticas. Só o Gaspar não se deixava enganar: era um rapaz com os pés bem assentes na Lua.

Já ouviste falar da Biodiversidade, que faz com que o mundo seja muito mais bonito, variado e colorido, com tantas espécies? Assim, sempre diferentes, são também as palavras que iluminam os livros. Quanto mais palavras habitarem a nossa língua, mais forte se tornará o nosso mundo, o nosso pensamento, as nossas histórias!

Assinalei, neste livro, algumas palavras e expressões e maneiras de falar um bocadinho mais esquisitas, mas também vivem na nossa língua e estão só à espera de ser descobertas. Ao descobrir essas palavras, vamos todos contribuir para a Palavradiversidade: e assim se torna o mundo maior e mais brilhante.

 

 

“O mundo mágico de Sebastião Peixoto” (Fonte)