Rede de Bibliotecas de Braga -
Abril | Catarina Mouta

"Esperança significa, quer dizer, Que estamos à espera que algo aconteça Que não desistimos..."
“Esperança significa, quer dizer,
Que estamos à espera que algo aconteça
Que não desistimos
O tempo que tiver de ser
E o nosso olhar é diferente… Sim!
Muito diferente quando temos esperança…”
Fonte: Kaki / Catarina Mouta. Edição de autor, 2021
Biografia
Catarina Mouta, nascida em Braga em 1974, sempre gostou de escrever como de ler.
Educada numa família de leitores com gosto por brincar com as palavras, em especial com a rima, cedo começou a rimar para pequenos textos.
Educadora de Infância de formação aproveitou para o fazer na literatura infantil juntando também a parte pedagógica, com sugestões de atividades.
“O Dia em que o Sol Brilhou” e “Kaki” são os primeiros títulos já editados da coleção de quatro com os temas liberdade, esperança, paz e amor que escreveu em rima e sua irmã Cristina Mouta ilustrou.
Com especialização em expressões artísticas integradas, um fascínio pela multiculturalidade, mitologia, música, histórias de vida, viagens, e pelo (em inglês) “awe”, Catarina tenta captar acontecimentos reais e transmiti-los às crianças através de alegorias, possibilitando a compreensão de temas e conceitos abstratos e complexos de uma forma lúdica e concreta. ……
Livro "Kaki" de Catarina Moura
SINOPSE
Este conto é uma criação sobre a sobrevivência, real, de uma árvore à bomba de Nagazaki e a esperança na Natureza.
O livro aborda a história de um “médico de árvores” que encontrou um kaki (diospireiro) tendo sobrevivido ao lançamento da bomba atómica em Nagasaki (Japão) a 9 de setembro de 1945. Apesar de ter encontrado o kaki muito queimado, o médico cuidou da árvore e conseguiu plantar um kaki júnior.
Temas: Natureza; Árvores; Proteção da natureza; Bomba atómica, Nagazaki, Japão, 1945